Você está em:

Blog da OR

Publicado em 12/11/2016

Gentileza gera gentileza

Celebrar o Dia Mundial da Gentileza com ações para todos os gostos e idades. Essa foi a proposta do bairro planejado Reserva do Paiva, localizado no município do Cabo do Santo Agostinho, em Pernambuco. A partir das 8h do domingo (13), moradores, parceiros e associados vestirão a camisa do tema “Cada Gentileza Conta” e receberão de braços abertos os visitantes que desejarem passar um dia diferente. Passeios com bicicletas e charretes, oficinas de artes, parques com estrutura de lazer completa e distribuição de brindes estão entre as gentilezas compartilhadas por moradores e empreendedores do bairro.

O Dia Mundial da Gentileza surgiu em 1997, quando um grupo de pessoas espalhadas pelo mundo decidiram se encontrar no Japão e trocar suas experiências. Em 2000, a data foi criada oficialmente e o movimento World Kindness Movement passou a incentivar e reunir as ações. Aqui no Brasil, o Dia da Gentileza era comemorado inicialmente em 29 de maio, dia da morte do poeta Gentileza.

Programação da Reserva do Paiva

A Rota dos Coqueiros, concessionária responsável pela via que corta o bairro, trará a “Rota da Gentileza”, uma faixa exclusiva que dará acesso a uma cabine onde os usuários passantes receberão kits com brindes para serem divididos com os passageiros do veículo de trás. Além disso, as demais cabines das praças de pedágio serão contempladas com mensagens que farão alusão ao tema e, ainda, serão entregues folders com toda a programação do Dia Mundial da Gentileza na Reserva do Paiva.

Bicicletas, charretes, kart ciclo e mini kart poderão ser usados por moradores e visitantes, das 8 à 18h, numa atitude gentil do Empório Gourmet. De forma gratuita, cada participante poderá passear com a bike e demais meios de locomoção por até 30 minutos.

Quem desejar curtir com toda a família e seus Pets um dia inteiro ao ar livre, num local recheado de ambientes de lazer e com uma vista paradisíaca para o mar, terá uma infinidade de opções como a praia, o Parque da Lagoa, passear a pé, de bicicleta ou mesmo participar das oficinas que serão oferecidas gratuitamente por moradores do bairro. A Associação Geral da Reserva do Paiva vai distribuir saquinhos biodegradáveis para lixo e dejeto de animais de estimação. A ação acontecerá na praia e nos passeios e tem como objetivo incentivar o descarte correto de resíduos, assim como chamar a atenção para a importância das questões socioambientais.

Já os pequenos poderão se divertir no Parque da Lagoa, onde um grupo recreação infantil comandará as brincadeiras. Além disso, a Odebrecht Realizações Imobiliárias, empreendedora do bairro ao lado dos Grupos empresariais Cornélio Brennand e Ricardo Brennand e responsável pelas ações nas áreas públicas, estará também distribuindo algodão doce e bexigas de gás hélio com mensagens sobre o Dia da Mundial da Gentileza.

Todos os equipamentos do bairro estão juntos e imbuídos no mesmo sentimento de celebração e de disseminação de “gentilezas”, como o Colégio Santa Maria Reserva do Paiva, que abrirá suas portas durante toda a manhã, se transformando num polo de atividades culturais, educativas e esportivas. Por meio da ação denominada “Moradores do Bem”, condôminos da Reserva do Paiva farão, de forma voluntária, promoverão palestras e oficinas para todos os gostos e idades. O educador físico e terapeuta corporal José Luís Machado e a psicóloga e terapeuta Claudia Santos trarão uma ação utilizando a água como elemento. “A nossa proposta será mostrar como a água pode proporcionar uma boa qualidade de vida. Vamos aproveitar a ocasião para ensinar como fazer a automassagem, por exemplo”, explica Machado.

Além do casal, também participa do grupo “Moradores do Bem” a professora de comunicação Ludmila Baturina, que ministrará um curso de pintura. Haverá ainda duas palestras: a primeira tratará sobre o meio ambiente e sua preservação, pela analista ambiental Daniela Cristina, da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho; e a segunda, será a respeito de atividades físicas e práticas de tênis, na qual o professor Wilson Fraga mostrará que é possível praticar esportes e ser gentil.

Para aqueles que desejarem deixar registrado para sempre sua participação na ação “Cada Gentiliza conta”, o Espaço de Vendas da Reserva do Paiva dará de presente as fotos registro de cada um. Além disso, os visitantes serão convidados a assinar o “Livro da Gentileza”, que deverá estar presente em todos os anos. Essa é a oportunidade de passar o “Dia Mundial da Gentileza” em um bairro que celebra a ação de ser gentil, e que tem em sua essência, a preservação da natureza como premissa.

Serviço:

Ação: “Cada Gentiliza conta”

Quando: dia 13 de novembro

Horário: das 8 às 18h

Onde: Reserva do Paiva (praças de pedágio da Rota dos Coqueiros, Empório Gourmet, Parque da Lagoa, Stand de Vendas da Reserva do Paiva, Colégio Santa Maria, Associação Geral da Reserva do Paiva).

Comentar sobre o post

*Campo obrigatório